Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Congresso adia votação das PECs que afetam vitaliciedade da Magistratura

    A mobilização dos diversos dirigentes da Anamatra e das Amatras e dezenas de magistrados em Brasília nesta semana em defesa da vitaliciedade da Magistratura teve efeitos positivos. A Proposta de Emenda à Constituição 505/2010, que preve a exclusão da pena de aposentadoria compulsória para magistrados, a exemplo do que aconteceu ontem, acabou sendo retirada de pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados desta quarta (10/7). A proposta deve retornar à pauta da Comissão de Constituição e Justiça na próxima semana e a mobilização dos magistrados continua até lá.

    Já a PEC 53/2011, que também afeta a vitaliciedade e tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, a princípio, só voltará à pauta em agosto. O relator da proposta na CCJ, senador Blairo Maggi (PR-MT), apresentou substitutivo (clique para ler) com base em texto apoiado pelas entidades representantes da Magistratura, entre elas Anamatra. As associações também apresentaram nota técnica de apoio ao novo texto. Já o autor da PEC, senador Humberto Costa (PT-PE), apresentou emendas ao texto, que também já foram analisadas pela Anamatra.

    Para diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra, Fabrício Nogueira, a intensa mobilização em Brasília mostrou a unicidade do movimento associativo e a importância de todos os magistrados do Trabalho se engajarem em assuntos relativos às prerrogativas da Magitratura brasileira. Só conseguimos atuar no Parlamento, com a ênfase e amplitude que precisamos, quando contamos com a colaboração dos colegas de diversas Regiões, ressalta.

    Audiências

    Desde o início da semana, os juízes do Trabalho estiveram reunidos com dezenas de parlamentares, entre eles os relatores das duas PECs. A mobilização continuará na próxima semana, até o recesso parlamentar, que deve se iniciar no dia 18 de julho. O Congresso Nacional retorna as suas atividades no dia 1º de agosto.

    • Publicações3178
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/congresso-adia-votacao-das-pecs-que-afetam-vitaliciedade-da-magistratura/100603520

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)